quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Substituição de uma junta homocinetica(cardan, cv joints)

How to replace CV Joints on golf mk4 chassis(audi a3, audi tt, seat leon, etc), feel free to contact me if you need help or if you need advice.

Este diy aplica-se a mesmo muitos carros do grupo vw que usem este tipo de suspensão na frente, 2 braços, mc pherson, a maioria dos carros dos nossos dias utiliza um sistema destes.
As juntas homocinéticas são a peça que dá flexibilidade ao veio de transmissão que transmite a força do motor através da caixa as rodas.
Geralmente esta peça estraga-se por ter já muito uso ou devido a foles rotos que deixam entrar lixo e também deixam sair a massa de lubrificação.
Este DIY também serve de guia a quem tiver de substituir um fole roto ou quiser simplesmente fazer revisão para evitar problemas futuros visto que esta peça não é uma peça barata e convém ser verificada.

Procedimentos

1.Com o carro travado e desengatado acente no chão, remover o centro da jante, necessitam de uma chave estriada número 30 como esta da foto.


3.aliviar as porcas das rodas e depois colocar o carro no ar em segurança, eu usei preguiças(cavaletes de oficina), quem não tiver preguiças não o coloquem no macaco de origem pois é extremamente perigoso, usem uma jante e tábuas fortes e coloquem o carro com o charrion em cima com altura boa para poderem trabalhar, ai sim depois removam a roda, segurança em primeiro lugar, senão correm o risco de se aleijarem e ainda estragar o vosso carro.

4.Remover a porca central da transmissão.

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6. desapertar os 3 parafusos da rotula do braço e a rotula de direcção, lubrificar sempre e limpar roscas antes de desapertar, remover as abraçadeiras do fole com uma chave de vendas, a anterior e a posterior, desligar ficha do abs com muito cuidado, não tentem tirar o sensor do abs pois quase de certeza o que vai acontecer é que não o vão tirar(pois com os anos aquilo agarra) e vão parti-lo todo e aquilo ainda custa 56euros...


7. com auxilio de uma peça de madeira maciça e um martelo batam na ponta da transmissão para ela recuar







8. com ajuda de um maço ou do nosso amigo pau que apareec ai nas imagens de madeira de cerejeira, bater como mostra no esquema para sair, é preciso bater com força e segurem a transmissão para ela não desencaixar na outra ponta(lado da caixa de velocidades) quando baterem ai pois se isso acontecer em vez de um trabalho têm 2 e o segundo é bem pior pois se não tiverem um bom stock de ferramenta duvido que tenham a chave para desapertar o outro lado.










9. com ela fora agora das duas uma, ou reparam ou trocam, para montar é só inverter o processo com precisão, ao aplicarem um homocinética nova certifiquem-se que ela fica bem presa, atenção as anilhas que ficam na manga de eixo  :!:








[b]No fim do serviço a direcção do carro deve obrigatóriamente ser alinhada![/b]

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